Z75 Atividade 1
Módulo: 2
Atividade: tarefa individual 1
Título: Terceirização
Aluno: Rosana Santos Lopoes
Disciplina: Sistema de Informações
Turma:
Introdução
A terceirização desta atividade foi a solução para a empresa Rede Furada S.A. A empresa mantinha seu Sistema de Informação com funcionários próprios, mas devido o alto custo e baixo desempenho do setor a alta direção decidiu contratar uma empresa especializada para este fim.
Esta atividade vai falar sobre os pontos benéficos e maléficos da terceirização na Tecnologia da Informação.
Terceirização do sistema
Terceirizar é entregar a terceiros atividades não essenciais (não seja a atividade fim) da empresa. A empresa tomadora (a que irá terceirizar alguma atividade meio) contrata um prestador de serviços para executar uma tarefa que não esteja relacionada o seu objetivo principal, no caso da Tecnologia da Informação ele irá dar suporte nos computadores incluindo redes, software e hardware para a eficiência de alguns processos.
Validade ou não do sistema
Hoje há dois tipos no mercado:
Bodyshop onde o contratante paga pelas horas trabalhadas
Por projeto onde é feito um cronograma com prazos e custos
Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens e é essencial que a empresa trace um plano estratégico a fim de que seja atendida a necessidade real da empresa para que a mesma tenha os benefícios desejados.
Hoje é mais aprazível para as empresas pagarem pelos projetos realizados, do que por constantes despesas e possíveis transtornos.
Na Rede Furada S.A começou usando o sistema de projetos, que deu certo, mas por ter sido mantido o antigo gerente do TI, a empresa optou pelo sistema de Bodyshop, pois o funcionário era de grande confiança e deveria ser alocado em algum setor. Ele por sua vez era responsável pelos terceirizados.
Benefícios ou malefícios trazidos para a organização
É quase sempre mais barato contratar uma empresa terceirizada do que manter a função