yhui
Evolução do Pensamento Administrativo
Abordagem Estruturalista - Teoria Estrututalista
O texto aborda, que a teoria das relações humanas foi de uma tentativa de uma introdução das ciências do comportamento através de uma filosofia e a contra respeito do homem na organização. Portanto, na década de 50, a teoria das relações humanas, teve uma enorme queda, apesar de vencer a teoria clássica não teve como proporcionar uma base adequada que pudesse substituir, com isso a oposição não teve como ultrapassar.
Origens da teoria estruturalista
Foram as seguintes:
- Oposição entre a teoria tradicional e das relações humanas:
Foi preciso criar uma posição maior e mais respeitada que ampliasse os aspectos que eram considerados emitidos pela outra.
- Necessidades de visualizar a organização com uma unidade social:
Unidade grande onde se encontram grupos sociais que destrubui os objetivos da organização, que também podem parar a mesma com outras formas.
- A influência do estruturalismo nas ciências sociais:
Seu método é conhecido pelo estudo das organizações. Sua estrutura teve um apoio muito forte pela filosofia, pela psicologia, na matemática, na antropologia e na linguistica.
- Novos conceitos de estrutura:
Conceito muito antigo, onde sua estrutura é o conjunto de dois ou mais elementos, que tem diversidade de conteudo, mantendo a estrutura indenpendente qualquer alteração.
A sociedade de organizações
O homem de hoje, da sociedade moderna, depende de algo para nascer, viver e morrer. Onde se encontram diversas personalidades, onde permite simultaneas pessoas abriguem várias organizações onde os papeis se variam.
- As organizações:
Formada pela instituição dominante, que altamente especializada e independente que tem uma enorme crescente de padrão de vida. É limitada pela escassez, tem problemas de ordens e eficiência na produção de resuldados.
- O homem organizacional:
Participa em várias organizações, moderna e