xxxxx
INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS PARA O PROJETO DE
FUNDAÇÕES
1. INTRODUÇÃO
Ao se executar um projeto de Engenharia Civil sempre se esbarra com o problema do solo sobre o qual a obra será assentada. Enquanto os diversos materiais empregados na construção da obra têm suas características previamente especificadas (concreto, aço, madeira, etc.), o solo deve ser aceito tal como se apresenta. Assim, o primeiro requisito ao se elaborar um projeto de fundações é o conhecimento adequado do subsolo. É necessário proceder-se à identificação das diversas camadas componentes do subsolo analisado, assim como à avaliação das suas propriedades de engenharia.
Para um projeto de fundações bem elaborado, de forma a se poder prever o comportamento do subsolo quando solicitado pelo carregamento da obra, é necessário conhecer:
- os tipos de solos que ocorrem no subsolo, até a profundidade de interesse ao projeto. - a disposição e espessura das camadas dos diferentes tipos de solos, bem como a avaliação da orientação dos planos que as separam.
- as propriedades de engenharia (resistência, deformabilidade / compressibilidade e eventualmente permeabilidade) dos diferentes tipos de solos encontrados.
- informações sobre a ocorrência de água em lençol freático e eventualmente em lençóis artesianos.
Os procedimentos mais comuns para atingir tal intento são descritos a seguir.
2 .SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO
O método mais comum de reconhecimento do subsolo é a Sondagem de Simples
Reconhecimento, que é objeto de uma Norma Brasileira, a NBR-6484. É ponto de partida para programas mais detalhados de investigação e é o mínimo a ser exigido.
Para efeito didático, pode-se dividir o procedimento para execução de uma sondagem de simples reconhecimento em três etapas: perfuração, amostragem e determinação da resistência a penetração.
2
2.1 Perfuração
Perfuração acima do Nível d’Água
Nas sondagens de simples reconhecimento, a perfuração do terreno é