Xampp
Quarta-Feira, 30 de Junho de 2010 às 10:07
Introdução
Em 2003, eu tive o privilégio de conhecer o PHP 3 a partir de uma revista que comprei nas bancas. Não conhecia muita coisa (hoje, confesso que não sei se teve alguma evolução em relação aquele tempo), mas fiquei interessado como a facilidade que o PHP proporcionava para quem a dispunha aprender.
Pois bem, peguei o CD que vinha junto com a revista e, me esforcei a aprender como era o ambiente para eu programar. Tive uma grande frustração! Eu não conseguia configurar o PHP no Apache e, lembro-me bem que somente após meses de tentativa um amigo me deu umas dicas a partir de um site.
Qual foi a dica que me levou a solucionar meu problema? Eu, finalmente, encontrei um sistema que faria toda instalação dos pacotes e me criaria o ambiente propício para eu programar em PHP: o XAMPP. Conforme o tempo passou, aprendi a configurar o ambiente tanto em Linux como em Windows, depois de realizar alguns cursos de administrador de redes para ambas as plataformas.
Conclusão disso tudo?! Hoje, sempre aconselho a qualquer iniciante a usar esse sistema para instalar e configurar para programar em PHP (para os programadores em Perl também). E tenha certeza, que se os mais experientes (que não conhecem o XAMPP) quiserem utilizá-los para criar um ambiente básico de programação, tenha certeza que faz uma boa escolha!
O que é o XAMPP?
O nome é abreviatura dos seguintes softwares: X (diferentes Sistemas Operacionais), Apache, MySQL, PHP e Perl. O programa está disponível sob licença GNU e, disponível para Microsoft Windows, Linux, Solaris e MacOS X.
O projeto é mantido pelo time do Apache Friends (http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html). A idéia do pessoal é distribuir sem garantias, com configuração básica, sem atender questões relacionada a segurança. Se você pretende criar um ambiente em produção para rodar seus aplicativos em PHP (ou até mesmo Perl) e, não tiver conhecimentos