Words...
Símbolo do elemento fósforo: P
Número atómico 15
Massa: 30.98 * O fósforo (provém do latim "phosphorus", que por sua vez se originou no grego "phosphoros", formada de "phos" (luz) e do sufixo "phoros" (portador)). Foi descoberto pelo alquimista alemão Henning Brand em 1669, na cidade de Hamburgo, ao destilar uma mistura de urina e areia na procura da pedra filosofal. Ao vaporizar a ureia obteve um material branco que brilhava no escuro e ardia com uma chama brilhante – o conhecido fósforo. * O fósforo nunca é encontrado livre na natureza, mas está amplamente distribuído combinado aos mineriais. É encontrado frequentemente na sua forma pentavalente, combinado com oxigénio, como fosfato.
O fósforo é um mineral essencial para o metabolismo do organismo humano.
Funções do Fósforo * O fósforo é um elemento essencial em todas as células do corpo. Ele é um componente principal do osso, onde existe sob a forma de hidroxiapatita (fosfato de cálcio cristalino).
As membranas celulares necessitam de fósforo como um componente dos fosfolípidos. Toda a produção e armazenamento de energia no organismo depende de fontes adequadas de fósforo, incluído adenosina trifosfato, creatina fosfato e outros compostos fosforilados. O fósforo é um componente crítico de praticamente todas as enzimas, mensageiros celulares como nas proteínas G e combustíveis carboidratados. Várias hormonas dependem da fosforilação para sua activação. O fósforo é de vital importância para a regulação ácido-básica, servindo não somente como um dos tampões mais importantes na superfície do osso, mas também na regulação renal do balanço de protões.
Metabolismo do fósforo
* Ingestão recomendada de fósforo: Segundo a Junta de Alimento e Nutrição do Instituto de Medicina a quantidade de fósforo a deglutir diariamente deve ser de 100 mg dos 0 aos 6 meses, 275 mg entre os 6 e 12 meses, aproximadamente 500 mg (1 a 8 anos), 1250 mg para grávidas / adolescentes e 700 mg