WORD
Israel é um país do Oriente Médio, limita-se a oeste com o Mar Mediterrâneo; ao norte, com o Líbano e a Síria; a leste, com a Cisjordânia e a Jordânia; e ao sul, com o Egito. O país possui uma população estimada em 7,1 milhões de habitantes, que vivem em um território de 22.145 km². Dentre os vários países do Oriente Médio, Israel é sem dúvida o mais liberal, uma vez que sua população desfruta de direitos políticos e civis, além da liberdade de imprensa, liberdade econômica e apresenta indicadores sociais mais elevados que os de seus vizinhos. De acordo com a Bíblia, Israel é a terra prometida por Deus aos Hebreus, além de ser o berço do judaísmo.
1- RELIGIÃO (JUDAÍSMO)
Figura -Jerusalém, capital de Israel. O Judaísmo é uma religião que tem como protagonista não um indivíduo, mas um povo, o povo hebraico, o povo eleito, escolhido por Deus para iluminar todas as gentes. É uma religião formada por alguns milhões de pessoas (cerca de 18 milhões) que continuam na diáspora (ou exílio = espalhados pelo mundo sem pátria) à espera da vinda do Salvador, que estabelecerá no mundo o Reino de Deus. A maior parte está nos Estados Unidos, cerca de 8 milhões e em Israel, Estado constituído em 1948. Jesus e os seus familiares pertenciam ao povo judeu. Também os seus Apóstolos. Sendo tão grande o património espiritual comum aos Cristãos e aos Judeus, deve existir um maior conhecimento entre ambos e uma estima mútua.
1.1- História do Judaísmo
A história do Judaísmo começa com o chamado de Abraão, que por volta de 1850 a.C. deixou a Síria para se estabelecer na terra de Canaã, atual Israel. Com a morte de Abraão, Jaco e os seus 12 filhos emigraram para o Egito à procura de melhores condições de vida e de pastagens para os animais. Com o passar do tempo, foram tratados como escravos e obrigados a construir cidades e silos para armazenagem do cereal.A escravidão durou até 1300 ou 1200 a.C. quando, guiado por Moisés, o povo judeu conseguiu libertar-se e,