Word
O VIDA DE CALOURO encerrou, nesta sexta-feira, a enquete ''O tempo gasto na internet já prejudicou os seus estudos?''. Com um total de 77 votos, 71% dos internautas votaram na opção ''sim''. De acordo com o resultado, o acesso à internet pode ser prejudicial se usado de maneira excessiva.
Recém formada, Lígia Modena, de 25 anos, conta o quanto foi prejudicada pelo uso excessivo da internet.
- Muitas vezes deixei de estudar ou de cumprir com outras obrigações por causa da internet. Sempre tem um amigo online que você quer conversar, um Facebook que você quer fuxicar ou uma foto que você quer ver. Além de tudo, agora com internet no celular, você fica mais viciado, vendo as coisas o tempo todo e as vezes até esquece de conversar com seus amigos – afirma.
Ela ainda confessa que já passou por situações constrangedoras.
- Ano passado estava em Londres, onde fazia um curso de jornalismo. O vício da internet não deixava eu largar meu celular. Certa hora, o professor chamou minha atenção em sala de aula. Tive muita vergonha de estar passando por isso na frente dos meus colegas
Lula Branco Martins, professor da disciplina Comunicação Impressa, no Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), acredita que o uso da internet em sala de aula, pode desviar o foco dos alunos.
- Aula pressupõe relação. E alguém usando a internet está se relacionando com a internet, e não com a aula – diz.
Entretanto, Lula afirma que nunca passou por alguma situação ruim em sala.
O professor de comunicação acredita que a internet também pode ser usada de maneira positiva e, para isso, ele ainda aconselha:
- Nada em excesso é bom para estudantes. Façam um exercício. Vejam se ainda conseguem "ficar sem fazer nada" por alguns minutos. Tentem às vezes contemplar o mundo. É difícil, mas tentem. Deverá ser tão difícil quanto um dia foi, para outras gerações, largar o