windows
Sistema operacional é o principal software do computador, sendo o conjunto de ferramentas necessárias para que um computador possa ser utilizado de forma adequada. Um SO, como também são conhecidos os Sistemas operacionais, faz o papel de intermediário entre o aplicativo e a camada física do hardware. Desta forma, se não houvesse sistemas desse tipo, todo software desenvolvido deveria saber se comunicar com os dispositivos de hardware do computador de que precisasse.
Quando se tem um sistema operacional, é ele quem precisa saber lidar com os dispositivos, sabendo falar com a placa de som, com a internet, com os disquetes, etc. Assim, um software que seja feito para funcionar neste sistema não precisará de informações específicas do equipamento. Ao invés disso, ele chamará funções do kernel e o sistema operacional é que fará a comunicação, repassando os resultados.
Cada sistema operacional pode ter uma maneira própria e distinta de comunicar-se com o hardware, razão pela qual é comum que softwares feitos para um sistema operacional não funcionem em outro, principalmente no caso de linguagens compiladas.
Uma outra forma de conceituar sistema operacional é como um gerenciador de recursos. É função do SO identificar quais dispositivos estão ociosos e ocupados, como, por exemplo, dividir o tempo de uso da CPU entre os vários processos, alocar e gerenciar o uso de memória principal e secundária.
Exemplos de SO:
• DOS;
• Windows;
• Linux;
• Unix, HP-UX, AIX;
• System V, Mac OS X, iOS;
• Android.
Obs: As primeiras versões do sistema Windows não são consideradas como sistema operacional e sim como ambiente operacional, pois as mesmas não dispunham de capacidade para gerenciar os recursos e os dispositivos do hardware, utilizando-se do DOS para realizar tais tarefas. Estas versões são: windows 1.0, 2.0, 3.0, 3.1, 3.11. A partir do windows 95, todos os sucessores são sistemas operacionais como 95, 98, ME, XP, NT, 2000, Vista,7 e 8.
2.