Windows
[vídeo]
Por Rodrigo Prada
Fonte: www.tecmundo.com.br/2100-Windows-32-ou-64-bits-qual-versao-devo-utilizar-video-.htm
Segunda-Feira 11 de Julho de 2011
Entenda melhor quais são as diferenças entre as versões e em que máquinas cada uma se aplica.
Ao baixar um programa para seu Windows, quantas vezes você já reparou que existem versões distintas: 32 e 64 bits?
A partir de então, o mínimo que você deve saber é a versão instalada em sua máquina para não gerar conflitos no sistema. Mas, ao adquirir um novo computador ou formatar o seu, como saber qual versão do Windows é mais adequada para cada caso e quais são as diferenças entre elas? É o que você aprende em mais uma dica do Baixaki.
O que muda?
Basicamente, a diferença entre as versões 32 e 64 bits do Windows é a capacidade de processamento que cada uma delas suporta. O Windows 64 é capaz de gerenciar quantidades grandes de memória RAM de maneira mais eficiente do que o Windows 32.
Antes de gerar mais dúvidas, é preciso entender a diferença entre os processadores de 32 e 64 bits. Atualmente, a maioria dos processadores possui uma arquitetura para operar em 64 bits, logicamente, superior aos de 32 bits.
Porém, de nada adianta possuir um processador com arquitetura para 64 bits se o sistema operacional suporta apenas 32 bits de processamento.
Enquanto a versão 64 utiliza o desempenho máximo dos processadores de 64 bits, a versão 32 extrai uma capacidade equivalente de processadores 32 ou 64 bits, desde que possuam o mesmo clock.
A versão 64 bits é melhor para todos os casos?
Não! Na verdade, ela é melhor apenas para os computadores que atendam aos seus requisitos da máquina e às aplicações do usuário. Embora limite sua capacidade, a versão 32 bits do Windows suporta um processador 64, mas a versão 64 não funciona com um processador de 32 bits.
Qual versão eu devo Usar?
Os bits de um processador não se referem à sua velocidade, mas sim à