Círculo de Estudos
Ao longo da história, a escola consagrou-se como sendo uma instituição especializada apenas em ensinar, onde conhecimentos eram transmitidos de maneira descontextualizada. Hoje em dia ela tem sofrido consideráveis mudanças, pois o aluno atual, inserido em um meio totalmente globalizado, exige uma formação voltada para o exercício da cidadania, ultrapassando assim, mera aquisição do saber.
O papel das Ciências durante a Educação Básica, em especial no Ensino Fundamental I, é de instigar nos alunos a curiosidade, a postura investigativa e a criatividade. Em um processo que se inicia nessa etapa de escolarização e se prolonga por toda a vida, as Ciências corroboram para a construção do conhecimento científico.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental ressaltam sobre as Ciências Naturais que:
Desde o início do processo de escolarização e alfabetização, os temas de natureza científica e técnica, por sua presença variada, podem ser de grande ajuda, por permitirem diferentes formas de expressão. Não se trata somente de ensinar a ler e a escrever para que os alunos possam aprender Ciências, mas também de fazer uso das Ciências para que os alunos possam aprender a ler e a escrever (1997, p.62)
Permeados pelas diferentes mídias e linguagens o ensino de Ciências Naturais com sua contribuição vitalícia para alfabetização, tem transcendido suas dimensões do espaço escolar sistematizo para os espaços educativos não formais.
Desenvolver as habilidades da área de Ciências exige envolvimento com atividades de investigação e de experimentação. No decorrer do trabalho cotidiano com as crianças é possível identificar Ciências em todos os momentos: durante a leitura, a escrita, nas brincadeiras, e em todas as atividades.
O Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) vem ao encontro com uma proposta inovadora para as escolas em tempo integral. Com uma ferramenta inédita de