Wilson job's
Neste presente trabalho, falarei do grande escritor moçambicano Calane Da silva onde apresentarei o seu breve historial e o desenvolvimento da sua carreira como escritor, jornalista e poeta. Falaremos também do início da sua obra e carreira como jornalista. Falaremos também, dos caminhos percorridos rumo ao sucesso mundial.
Historial
Escritor e ensaísta moçambicano, Raul Alves Calane da Silva nasceu a 20 de outubro de 1945, em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
Licenciou-se em Letras e apresentou à Faculdade de Letras da Universidade do Porto a sua dissertação de mestrado em Linguística Portuguesa, em 2002,intitulada Pedagogia do léxico : as escolhas lexicais bantus, os neologismoslusorongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xiguboe Karingana wa Karingana de José Craveirinha.
Durante 23 anos, foi jornalista e chefe de redação no jornal Notícias, na revistaTempo e diretor de informação da Televisão Moçambicana - TVM. Foi um doscofundadores da Associação de Escritores Moçambicanos, onde foi secretárioadjunto, em 1987. Docente no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica,em Maputo, é investigador da literatura de Moçambique.
Colaborou na imprensa com a publicação de poesias, contos, crónicas eensaios, está incluído na antologia Sonha Mamana África (1987) e tempublicados os livros Dos Meninos da Malanga (1981) e Xicandarinha na Lenha do Mundo (1987). Foi igualmente membro da direcção da Associação dos Escritores Moçambicanos.
Formação académica
Obteve o grau de mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade do Porto, com a dissertação A pedagogia do léxico: as escolhas lexicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana de José Craveirinha, bem como o grau de doutor em Linguística Portuguesa pela mesma universidade com uma tese intitulada Do léxico à possibilidade de campos isotópicos