What will
Escola estatudal José Bejo
A execução de qualquer experimento na Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório, a maioria muito simples, porém com finalidades especificas. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condições em que a experiência será executada. Contudo, na maioria dos casos, a seguinte correlação pode ser feita:
O balão Volumétrico: é um recipiente com forma de pêra, de fundo plano e com um gargalo retilíneo, comprido estreito e com tampa, no qual está gravado uma marca transversal que indica o volume exato do recipiente a 20° C. É usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquido. Assim, como todo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior. Os balões volumétricos são de vidro e as capacidades mais freqüentes são as de 50, 100, 250, 500 e 1000 ml
Balão de fundo chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo fazer relações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre TRIPÉ com TELA DE AMIANTO. O balão de fundo chato destina-se a destilações químicas, seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porem mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo, pois pode ser apoiado sob superfícies planas.
Tubo de Ensaio: São recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre um e dois centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possui uma borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente.
Estantes para tubos de ensaio: é fabricada em polipropileno e são utilizadas como suporte para tubos de ensaio, elas servem para armazenar e transportar tubos de ensaio em geral. A estante para tubo de ensaio (tipo grande) é alfa numérica