weryreyt

1732 palavras 7 páginas
Revista Ceciliana Jun 4(1): 55-59, 2012
ISSN 2175-7224 - © 2011/2012 - Universidade Santa Cecília
Disponível online em http://www.unisanta.br/revistaceciliana

AVALIAÇÃO DA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO
DE SANTOS/SP NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS
Patricia Maria Portella Andrade, Eliane Marta Quiñones, Carlos Lopes dos
Santos, Patricia Cunico
RESUMO
A qualidade das águas costeiras está diretamente ligada às condições de saneamento básico nas cidades litorâneas, pois diversas capitais brasileiras localizam-se próximas ao mar e, na maioria das vezes, não apresentam uma infraestrutura de saneamento suficientes para sua população. Devido à grande importância de manter as praias em condições adequadas para serem frequentadas por banhistas, o objetivo do trabalho é avaliar a balneabilidade das praias do Município de Santos/SP nos últimos 10 anos, segundo os valores da qualificação anual divulgado pela
CETESB, possibilitando analisar as condições da qualidade da água. Nos resultados encontrados houve uma piora significativa da balneabilidade das praias santistas nos últimos anos.
Palavras-chave: Qualidade da água; balneabilidade; município de Santos.

1. Introdução
A qualidade das águas costeiras está diretamente ligada às condições de saneamento básico nas cidades litorâneas, pois diversas capitais brasileiras localizam-se próximas ao mar e na maioria das vezes não apresentam uma infraestrutura de saneamento suficientes para sua população. Devido a isso, o despejo de esgoto doméstico nas praias é frequente (CETESB, 2010).
A balneabilidade conceitua-se como a qualidade da água utilizada para fins de recreação (água doces, salobras e salinas), onde as pessoas têm um contato direto com a água, havendo possibilidade de ingestão dessas águas (CETESB, 2010).
O tema balneabilidade apresenta uma enorme importância social, pois possui uma relação direta com os problemas de saúde pública e a degradação do meio ambiente. Na Baixada Santista, essa

Relacionados