Design
Análise do ciclo de vida da embalagem Tetra Pak
1. Síntese do livro “O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais”,de Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, São Paulo: EDUSP, 2003.
O conceito do ciclo de vida refere-se às trocas entre o ambiente e o conjunto de processos que acompanham o nascimento, a vida e a morte de um produto. Podemos contar toda a vida de um produto como um conjunto de atividades e processos, cada um deles absorvendo certa quantidade de matéria e de energia, operando uma série de transformações e liberando emissões de natureza diversa.
As funções da embalagem (conter, proteger, transportar e informar) entram na fase de uso quando se inicia o contato com os produtos que ela deve conter, isto é, a fase de distribuição dos produtos coincide com o início da fase de uso da embalagem.
Fases que esquematizam o ciclo de vida de um produto:
-Pré-produção: fase em que são produzidas as matérias-primas utilizadas para a produção dos componentes.
-Produção: fase onde os componentes serão montados com a finalidade de se obter o produto final.
-Distribuição: a embalagem, o transporte e a armazenagem são os três momentos fundamentais que caracterizam a distribuição. O produto acabado é embalado para que chegue íntegro nas mãos do usuário final e capaz de funcionar.
-Uso: o produto ou é usado por certo período de tempo ou, pelas suas próprias características, é consumido. O produto continua em uso, enquanto não houver um usuário que decida descartar definitivamente.
- Descarte: nessa fase, abre-se uma série de opções sobre o seu destino final. Pode-se recuperar a funcionalidade do produto ou de qualquer componente, pode-se valorizar as condições do material empregado ou o conteúdo energético do produto, ou enfim, pode-se optar por não recuperar nada do produto.
Ninguém mais nega que um artefato deve provocar um baixo impacto ambiental ao ser