Welfare State no Brasil Carinhoso
Causas e efeitos para coletividade
André Augusto de Souza Augustinho
Prof. André Luiz da Silva
Prof.ª Elisa Maria Andrade Brisola
Universidade de Taubaté
Fundamentos do Desenvolvimento Humano – Política Social
28/05/13
RESUMO
O paper procura analisar de forma simplificada o Estado de bem-estar social originado com o programa Brasil Carinho, instituído em 2012 com a finalidade de erradicar a extrema pobreza no país, buscando verificar as causas que desencadearam a necessidade de sua criação e os efeitos que serão gerados para coletividade com a sua inclusão na sociedade. Fora realizado o estudo através de uma pesquisa bibliográfica, fazendo um leve paralelo com a visão histórica do Welfare State consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes, constatando-se o avanço das políticas sociais no Brasil.
Palavras-chave: Welfare State; Brasil Carinhoso; Causa e Efeito.
INTRODUÇÃO
O campo das políticas sociais carece de um conceito próprio e determinante não engessando a sua classificação a uma única natureza jurídica dentro do sistema, sendo amplo e refletindo suas finalidades e consequências em todo o sistema.
A sociedade como um todo sempre foi dependente de políticas sociais e da intervenção do Estado na economia para manter-se organizada evitando a barbárie advinda com a globalização.
Na visão lato sensu do homem médio o interesse central é a busca do Welfare State (Estado de bem-estar social), trazido através da intervenção estatal nas questões basilares e racionais necessárias para o convívio mútuo e qualitativo do ser humano socializado/socializador, nas relações cotidianas com o nicho que está inserido.
A questão histórica da política social traduz-se na exteriorização da visão keynesiana do Welfare State, portanto (MISHRA,1995, apud POTYARA, p. 86) define que: “somente com a institucionalização do Welfare State como um “fenômeno histórico específico” (do