Welding
TUBULAÇÃO
O desenvolvimento da indústria gerou processos complexos de manipulação, transporte e armazenagem de produtos.
Da necessidade de expandir a planta de processamento, manipular novos produtos e desviar fluxos desenvolveu-se as tubulações, válvulas, conexões e acessórios.
Tubulação
O termo tubulação é usado na planta industrial para designar um conjunto de tubos e seus acessórios. Os tubos são utilizados para transportar todos os tipos de fluido de processo, sejam fluidos limpos ou com sólidos em suspensão, pastosos.
O transporte pode ser feito numa gama de pressões e temperaturas usuais nos processos industriais.
Características e Tipos de Tubos
. Materiais para tubos
Os tubos são feitos de materiais apropriados para cada fluido e suas condições no processo, tais como: temperatura de operação, pressão de trabalho, grau de corrosão, etc.
Distinguem-se duas classes de materiais para tubulação: materiais metálicos e materiais não metálicos.
Materiais metálicos e materiais não metálicos
Tubos metálicos de aço ao carbono
Nas indústrias de processamento mais de 80% dos tubos são de aço ao carbono devido ao seu baixo custo, excelentes qualidades mecânicas e facilidade para ser trabalhado e soldado.
Tubos metálicos de aço-liga
Denominam-se aços liga todos os aços que possuem qualquer qualidade de outros elementos, além dos que entram na composição dos aços ao carbono. Dependendo da qualidade total de elementos de liga, distinguem-se os aços de baixa liga, com até 5% de elementos de liga, aços de liga intermediária, contendo entre 5 a 10% e os aços de alta liga, com mais de 10%.
Todos os tubos de aço-liga são bem mais caros do que os de aço ao carbono. De um modo geral, o custo é tanto mais alto quanto maior for a qualidade de elementos de liga. A montagem desses tubos também é mais difícil e mais cara.
Tubos de aços inoxidáveis
Existem duas classes principais de aços inoxidáveis: austeníticos e os ferríticos.
Aços inoxidáveis