web unidade
Profa. Regiane Marucci remarucci@anhembimormubi.edu.br 1
Padrão DAO
2
É um padrão de projeto que visa centralizar o serviço de persistência de objetos em um pequeno conjunto de classes, evitando por exemplo que código SQL se espalhe pelo código da solução.
A camada de negócios acessa os dados persistidos sem ter conhecimento se os dados estão em um banco de dados relacional ou um arquivo XML.
O padrão DAO esconde os detalhes da execução da origem dos dados.
Padrão DAO
3
Padrão DAO
4
A classe DataAccessObject encapsula o acesso aos dados, que por sua vez é mantido pela classe DataSource que pode ser um arquivo XML, uma base de dados ou algum serviço remoto, ou seja, a origem dos dados.
A classe BusinessObject representa a aplicação, ou também conhecida como cliente do padrão, que usa um objeto DataAccessObject.
Ao utilizar esse objeto DataAcessObject, o objeto cliente recebe ou envia um objeto TransferObject. Esse objeto contém os dados a serem enviados ou trazidos da origem dos dados, e normalmente referem-se aos campos de um registro. Padrão DAO
Para exemplificar em uma aplicação real:
5
Uma classe ClienteDAO (que faz o papel de
DataAccessObject) pode ser responsável pelo acesso aos dados do cadastro de clientes.
Um cliente desse cadastro pode ser representado por uma classe Cliente (que desempenha o papel de TransferObject).
A classe ClienteDAO pode ter um método para leitura que recebe uma chave, busca o cliente na origem de dados (que pode ser um banco de dados), cria um objeto Cliente com os dados do cliente e devolve esse objeto à aplicação.
Padrão DAO
Dentre as vantagens do uso do padrão DAO no desenvolvimento de uma aplicação, podemos citar:
6
A classe ClienteDAO pode ter um método para salvar que recebe como parâmetro um objeto Cliente e com essas informações inclui ou altera um cliente na