Web Atividade
A banda epitelial primária surge a partir da interação entre o epitélio oral e o ectomesênquima. Essa mesma banda epitelial primária se divide em duas lâminas: Lâmina vestibular (externa) e lâmina dentária (interna).A lâmina vestibular dará origem ao saco do sulco vestibular; já a lâmina dentária é responsável pela formação dos dentes.
Fase de botão: representa o inicio da formação de cada dente,que ocorre através de esférulas que surgem da lâmina dentária e invadem o ectomesênquima,que por sua parte apresenta mais condensado principalmente em torno da parte mais profunda do botão.
Fase de capuz: essa fase caracteriza-se pela intensa proliferação das células epiteliais. E uma vez estabelecida a fase de capuz,pode-se observar os diversos componentes do germe dentário.O órgão do esmalte possui 3 regiões: Epitélio interno,Epitélio externo e Retículo estrelado.A partir dessa fase,o ectomesênquima apresenta-se ainda mais condensado sendo chamado de papila dentária,que é responsável pela formação da dentina e da polpa.
Fase de campânula: nessa fase,a proliferação das células epiteliais desacelera,diminuindo assim o órgão do esmalte.Tanto no órgão do esmalte quanto na papila dentária ocorre a diferenciação das diversas células do germe dentário.Essa fase recebe o nome de fase de morfo e histodiferenciação.As células do epitélio interno,até então cilíndricas baixas com núcleo próximo a lâmina basal,tornam-se cilíndricas altas.Seu núcleo passa por um fenômeno chamado inversão de polaridade,passando a ser localizar ao lado oposto á papila dentária.Após esse fenômeno essas células se transformam em pré-ameloblastos.Após as modificações sofridas pelo epitélio interno,sob influência dos pré-ameloblastos as células ectomesenquimais da periferia da papila,agora chamadas de pré-odontoblastos param de se dividir,aumentam de volume e diferenciam-se em odontoblastos,responsáveis pela formação da dentina.
Fase de coroa: também chamada de fase de campânula