Web 2.0
Não podemos negar que vivemos imersos em uma sociedade mediada por inúmeros recursos tecnológicos.
Na atualidade, a grande maioria das atividades humanas são realizadas com apoio de algum destes tipos de recursos.
Esses recursos são tão presentes no nosso dia a dia que, muitas das vezes, não nos damos conta deste fato. São aparelhos celulares, caixas eletrônicos, e-mails, MSN, computadores etc.
Uma das tecnologias que impactou profundamente a nossa sociedade foi a Internet. Desde sua criação, nos anos 80, ela vem transformando as relações sociais, econômicas e políticas.
No contexto educacional, a Internet possibilitou a ampliação dos espaços de aprendizagem e o desenvolvimento de novas metodologias de ensino mediadas por tecnologias.
Com o aprimoramento de técnicas e recursos, a Internet, a partir do ano de 2004, ganha novos contornos e possibilidades. O surgimento de novas ferramentas ampliou as possibilidades de Autoria, Interação, Colaboração e Relacionamentos Sociais por meio da Internet. Neste momento surge um novo conceito denominado ...
“A Web 2.0 representa a possibilidade de dar poder às massas, ou seja, não apenas os indivíduos podem comunicar-se entre si, mas podem, efetivamente, construir conhecimentos coletivos”.
(FILATRO, Andrea. SENAC/SP, Podcast News38, 2009.)
A utilização dessas interfaces no processo de aprendizagem a distância traz contribuições significativas para o processo de aprendizagem, já que podem:
a) Favorecer o compartilhamento e difusão de informações junto à comunidade de aprendizagem e ajudar aos professores e alunos a armazenarem e organizarem os seus documentos acadêmicos.
b) Facilitar a publicação de informações, quando comparadas às mídias tradicionais, tais como livros, revistas e periódicos, e o acesso às informações publicadas, colocando os alunos não somente como consumidores, mas também com produtores de conteúdo. c) Oferece novas formas de