Vírus
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. E nesse trabalho eu falarei um pouco mais sobre eles, e abordarei um pouco mais sobre o tema. Esse trabalho conterá Conceito, características, algumas curiosidades, e também algumas doenças causadas por eles.
CONCEITO
Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bactéria e archaea). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA ou RNA) cercada por alguma estrutura protetora consistente de proteína também conhecida como envelope proteico ou cápsula proteica; Das 1.739.600 espécies de seres vivos existentes, os vírus representam 3.600 espécies. . São conhecidos como "pequenos assassinos" ou "fantasmas assassinos", podem produzir desde um resfriado comum, até doenças mais sérias como a AIDS, e já causaram epidemias que foram mais devastadoras do que uma guerra ou desastres naturais.
CARACTERÍSTICAS
Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Acelulares, medem cerca de 200nm e só podem ser vistos ao microscópio eletrônico. Alguns cientistas não os consideram seres vivos, pois eles não têm a capacidade de se reproduzir sozinhos e dependem de alguma célula viva de animais, de plantas ou de bactérias para fazê-lo. Em seu interior