Exatas
A crescente preocupação com o uso racional da água no Brasil e no mundo impulsionou as empresas a aderirem a tecnologias e processos que procurem reduzir os rejeitos gerados, e a demanda de água. A redução do volume de efluentes, através da recirculação e reaproveitamento da água, constitui um dos desafios enfrentado pela indústria de alimentos. No processamento de carne bovina, que compreende desde o transporte de animais até o corte final e embalagem do produto acabado é constatado um grande volume de água consumido e também de efluente gerado.
Processo do abate da carne bovina:
Dentre todos os processos do abate bovino, o processo de lavagem de carcaças é aquele que mais se adequou com maiores possibilidades de ser reutilizado quando se trata de água. A sua concentração de matéria orgânica não se apresentou muito elevada e também observou que a maior parte encontra-se sob a forma insolúvel, indicando que uma operação de filtração seria suficiente para tornar estes níveis muito baixos.
Com a alternativa apresentada, pode-se estimar que 25m³/h de água industrial hoje usada para o banho dos animais são economizadas, este volume proveniente dos 40m³/h gerados na forma de efluente na etapa de lavagem de carcaças pré-tratadas, restando 15m³/h para serem utilizados em outras operações como primeira limpeza de pisos na área suja, que compreende desde a recepção dos animais, atordoamento e a área de vômito. Também poderia ser utilizada na lavagem dos caminhões de transporte de animais.
A reformulação do sistema hídrico é também outra maneira de reuso de água na indústria frigorifica, que realizada a partir da verificação das possibilidades de reutilização das águas de processo, com ou sem tratamento do efluente, e da adoção de processos e/ou equipamentos tecnológicos mais eficientes. Os resultados obtidos representam uma economia de água de até 10% no consumo de água bruta.
Uma economia imediata de água