Vírus, bactérias, fungos e protozoários
1. INTRODUÇÃO 1
2. POSIÇÕES DO CORPO 2
2.1 Horizontal, dorsal ou supina 2
2.2 Fowler 2
2.3 Ventral 2
2.4 Lateral ou sims 3
2.5 Trendelenburg 3
3.TÉCNICAS DE POSICIONAMENTO NO LEITO 4
3.1 Mudanças de Posição 4
3.2 Virar o paciente em decúbito lateral a braços. 4
3.3 Virar o paciente em decúbito lateral com auxílio do lençol móvel 4
3.4 Para colocar em decúbito ventral 5
3.5 Levar o paciente para a cabeceira da cama 5
3.6 Passar o paciente da cama para maca e vice-versa 6
3.7 Sentar o paciente em cadeira comum ou de rodas 7
3.8 Passar o paciente da cadeira para a cama 8
4. CONCLUSÃO 9
5. ANEXOS 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
As posições do corpo têm por finalidade levar conforto ao paciente, é essencial que os profissionais de enfermagem conheçam todas elas. O trabalho que nos foi proposto é “Técnicas de Posicionamento no Leito”, e ele se inicia explicando e ilustrando as principais posições adotadas por pacientes acamados.
As técnicas de mudança de decúbito são essenciais para prevenção de úlceras por pressão, tendo em vista que ergonomicamente falando ficar em uma mesma posição por tempo prolongado causa dor e desconforto; além disso, o profissional de enfermagem deve realizar o procedimento correto evitando danos á sua saúde e ao paciente.
2. POSIÇÕES DO CORPO Há diferentes posições com a finalidade de proporcionar conforto, realizar exame físico, tratamentos e cirurgias. De acordo com a região a ser examinada, a enfermagem deve ajudar o paciente a adotar posições específicas, de modo a facilitar a observação ao examinador e manter o conforto e a privacidade do paciente.
2.1 Horizontal, dorsal ou supina O paciente deita de costas, com as extremidades inferiores em extensão ou ligeiramente flexionadas, para permitir o relaxamento dos músculos abdominais. Sob a cabeça coloca-se uma ou mais almofadas, se for necessário maior relaxamento muscular. Os braços se cruzam