Vulcanismo
Vulcanismo
Augusto
Guilherme
Fernando
Karen
Renan
Edifícios Vulcânicos
Chaminé: É a conduta pela qual os vapores e magma passam logo que fluem do foco ou da câmara magmática.
Cratera: É a boca afunilada que se forma graças que se forma graças a exlosão que ocorre no inicio das atividades vulcânicas, geralmente seu diâmetro é inferior a 1km.
- Cratera Acumulada: Originada pelo acumulo de material
expulso da chaminé
- Cratera De Explosão: Na qual a rocha preexistente pulverizada pelas forças expansivas dos gases que se acumulam na lava aprisionada no interior do vulcão - Cratera de Abatimento: Ocasionada pelo colapso de edifício vulcânico, perdendo apoio interno seja pelo vazio resultante ou pelo refluxo do magma.
Montanhas Externas: Geralmente Possui forma de cone, é
"mais" ou "menos" pontiaguda conforme a viscosidade do magma, e também é constituído apenas por magma,
Caldeira: Geralmente uma grande estrutura vulcânica de colapso localizada sobre uma câmara magmática. As caldeiras apresentam formas circulares a elípticas com diâmetros que podem ultrapassar dezenas de km, estando delimitada por altas margens topográficas (representadas por vulcões marginais ou diques anelares, em geral). O processo de colapso ocorre com o esvaziamento da câmara magmática durante uma grande erupção vulcânica, que poderá lançar até
100 km³ de material magmático (lava, piroclasto, cinza, etc...).
Sem a recarga com novo magma a câmara ficará vazia e não suportará o peso exercido sobre ela, ou seja, o peso de alguns quilômetros de crosta e edifícios vulcânicos.
Durante a erupção a eliminação é tão grande que provoca uma deficiência de massa no interior que poderá ocasionar o rompimento das partes externas.
Atividade Vulcânica
As erupções vulcânicas podem ser divididas quanto à sua violência em explosivas, efusivas e mistas.
Erupção explosiva
Erupção Efusiva
Erupção Mista
Kilauea
Eyjafjallajokull
Santiaguito
Os Gêiseres são nascentes
termal