VPN e Firewall
Primeiramente iremos descrever a ferramenta VPN (Virtual Private Network – VPN), traduzida como uma Rede Particular Virtual, tem como sua maior função conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a Internet (a rede pública mais utilizada para este propósito) e a segurança das informações digitais, permitindo o tráfego de dados de forma segura e também permitindo o acesso remoto de outros computadores, mesmo não estando ligados a uma rede ou estando em longas distancias geográfica, sendo fortemente seguro enquanto outros computadores trafegam pela rede.
Esse recurso é muito utilizado por empresas que priorizam a segurança de suas informações. pois por meio da criptografia, pois essa garante que os dados transmitidos por um dos computadores da rede sejam os mesmo que as demais máquinas irão receber. E depois de criptografados, os dados são então encapsulados e transmitidos pela Internet, utilizando o protocolo de tunelamento, até encontrar seu destino, fazendo assim que mesmo que haja interceptações de terceiros, existe uma grande dificuldade de discerni-las e acessa-las.
Para melhor compreensão evidenciaremos a forma de um simples host em trânsito, conectado em um provedor Internet e através dessa conexão, estabelece um túnel com a rede remota. A figura abaixo demonstra essa forma.
Outra forma é quando duas redes se interligam através de hosts com link dedicado ou discado via internet, formando assim um túnel entre as duas redes. A abaixo evidencia esse conceito:
No caro de pessoas físicas e usuários individuais, existe a procura por esse serviço, pois ele ajuda a mascarar os IPS de forma a burlar os bloqueios de região, segue um exemplo para maior compreensão; um iraniano pode usar para acessar sites que são proibidos em seu país, pois seu endereço de IP será substituídos pelo do