Um novo olhar para o ensino da Literatura
Um novo olhar para o ensino da Literatura
A literatura sendo a arte da palavra e, consequentemente, linguagem pura, conhecê-la resulta em não só compreender a nossa historia como também nossa própria condição sendo, portanto, uma disciplina importante para transformar o indivíduo, tornando-se capaz de redimensionar e ampliar seu ponto de vista diante da realidade.
A literatura utiliza-se de uma linguagem especial repleta de sentidos e que, normalmente, causa emoções e reflexões no leitor. Sendo um tipo de linguagem, a literatura apresenta um papel comunicativo na sociedade podendo influenciar não só o público como ser influenciada por esse. O ideal é que o leitor de um texto literário não seja um ser passivo e que apenas receba essa comunicação, mas que interaja com o texto e que esse traga algo que influencie na sua visão de mundo.
A produção da literatura pode ser compreendida como uma necessidade universal pela fantasia e ficção que o homem necessita que exista em sua vida para que, talvez, possa encontrar respostas para sua angústia de viver. Ainda que poetas e romancistas sejam vistos, atualmente, por muitos, como figuras obsoletas, é fato que somente esses são capazes de fazer com que o homem não se torne refém da mecanização cultural e que o mantenha ‘vivo’ e, portanto, capaz de questionar a sua realidade a partir do ficcional. Mostra-lhe que todos são iguais, que a ‘dor’ é de todos e que esta o faz compreender sobre ‘os múltiplos caminhos do amor’.
A literatura assim como outras artes e ciências é de grande importância durante o aprendizado escolar e por toda a vida. É através dela que formamos leitores capazes de compreender a importância da língua e cultura.
A escola pode abordar e sistematizar o estudo da literatura através de diversas abordagens; infelizmente, no último século, no Brasil, o método mais comum é o estudo da produção literária dos principais escritores e suas obras