VOTARANTIM
Trajetória de vida de Antônio Ermírio de Moraes 2
1. Introdução 2
2. Origem 2
3. Formação 2
4. Experiências profissionais 3
Votorantim 3
5. Filosofia de Vida 7
Peças: 7
Livros Publicados 8
Publicações de artigos recentes 9
Prêmios e Homenagens 9
6. Linhas estratégicas adotadas ( fundamentos estratégicos) 10
7. Resultados – evolução 11
Evolução 11
Resultados 13
8. Próximos passos 14
9. Bibliografia 15
Trajetória de vida de Antônio Ermírio de Moraes
Introdução
Em 04 de junho de 1928 na capital de São Paulo nasce Antonio Ermírio de Moraes, filho de José Ermírio de Moraes e Helena (filha de Antônio Pereira Ignácio).José Ermírio foi à terceira geração que comandava o grupo fundado por seus ancestrais: o avô, imigrante português Antonio Pereira Inácio, e seu pai, o senador José Ermírio de Morais, que ampliou a empresa em sua época. Casou-se com Maria Regina e é pai de nove filhos.
Formação
• Alfabetizado no tradicional colégio Rio Branco, salvo da falência em 1945 por seu pai, o senador José Ermírio
• Seguindo os passos de seu pai, formou-se em Engenheiro metalúrgico em 1949 na Colorado Schoolof Mines dos Estados Unidos.
• Em 1989, recebeu da mesma instituição o título de "Doutor em Metalurgia“.
Experiências profissionais
Antonio recebeu de seu pai a oportunidade de trabalhar em uma das fabricas do Grupo Votorantim em 1949 assim que retornou para o Brasil.
Seu irmão José tinha se formado um ano antes e ficou na parte de tecidos, e de cimento, que era o maior desejo dele (produzir cimento), além de papel celofane. Eram três áreas lucrativas, que podiam ser bem administradas e, naturalmente, consideradas mais promissoras.
Em 1962, Antonio assume todas as empresas do grupo Votorantim, que a partir de então vem crescendo a cada dia. Inaugurou fábricas de cimento, zinco e níquel. Sem reclamar, ele diz que desde que pisou na Votorantim tirou férias apenas duas vezes, pois dizia que a solução era arregaçar as mangas.