Voodoo
Originalmente associada a Haiti também é uma expressão espiritual forte na Jamaica e em São Domingos.
Vodu é uma palavra nigeriana que significa divindade ou espírito.
Pode escrever-se de variadas formas : Vodu, Vodú, Vudu, Vodun, Voudu, hoodoo, e mais..
O vodu está dominado pela crença nos loas, também chamados de mysteres, espíritos da terra, do ar, do fogo, da água e dos ancestrais.
Os seguidores do vodu acreditam que Deus, Le Gran Maitre, é elevado demais para se preocupar com questões mundanas como a vida na terra, e assim os loas agem como seus intermediários em questões humanas.
No vodu o ser humano é tido como sendo composto de cinco partes:
• Corps cadavre
• N'âme,
• Z'etoile
• Gros bon ange
• Ti bon ange
Corps Cadavre refere-se à carne mortal, o corpo humano.
N'âme é a energia vital que permite o corpo funcionar durante a vida, sendo correlato ao chi oriental.
Z'etoile refere-se `a estrela do destino de determinado indivíduo, é aquele eu-amahã para onde diariamente todos caminhamos.
Gros bom ange ( literalmente “grande anjo bom”) e Ti bon ange ( “pequeno anjo bom”) constituem, por assim dizer, a alma do indivíduo.
O Gros bon ange entra nos seres humanos durante a concepção. É uma porção da energia universal, a condição de consciência que todos os humanos têm.
O ti bon ange, pelo contrário, é a alma ou essência do indivíduo que se constrói durante a vida, ou seja, a sua personalidade.
É esta “pequena alma” que viaja para fora do corpo durante os sonhos, assim como também quando o corpo está sendo possuído por um loa.
A possessão é parte importante e algo extremamente desejável no contexto vodu.
Um provérbio haitinano diz: “cristãos vão à igreja para falar com Deus, nós vamos ao hounfort (templo vodu) para nos transformarmos nele.”
Os loa apossam-se de uma pessoa viva, acto