voltaire
1- Sabemos que a filosofia surgiu a partir do mito. Explique como isso se deu. O texto faz referência a essa questão? Como?
O mito consistia em narrações que procuravam explicar a origem dos fatos com base na crença em deuses, contudo esse método foi questionado e então surge a Filosofia que utiliza argumentos embasados na razão. E podemos analisar que o texto faz referência a esta questão, pois o autor critica um texto biblico, que sendo relacionado a crença em Deus, é um mito.
2- Como podemos classificar o conhecimento filosófico e quais seus critérios de verdade?
Segundo Platão conhecimento consiste em uma crença verdadeira e justificada, ou seja algo com base na construção de ideias e conceitos buscando as verdades por meio da indagação e do debate. O filósofo Aristóteles divide o conhecimento em três áreas, sendo elas científica, prática e técnica. Os critérios de verdade são usados juntamente com o conhecimento filosófico, já que com os critérios de verdade podemos distinguir a verdade da falsidade. A partir da razão do homem, conhecimento filosófico, e dos critérios filosóficos chegamos a verdade.
3- Que concepção ética está presente no texto?
A concepção ética que esta presente no texto, seria a ética moral, pois no decorrer do texto Marechala não deixa que os dizeres da Carta que ela havia lido, a influencie e isto nos mostra que a liberdade tanto de expressão quanto religiosa (pois os dizeres que Marechala leu, eram dizeres bíblicos) se sobressaem.
4- Kant foi o filósofo que defendia a autonomia do sujeito moral. De que forma Voltaire, nesse texto trata dessa questão?
Voltaire trata essa questão mostrando que a senhora Marechal não se deixa influenciar por um livro escrito por São Paulo baseado em dizeres bíblicos, fazendo com que a mesma, em uma conversa com abade de Chateauneut, imponha sua