Voleibol
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William George Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte foi Mintonette.
Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, que era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Morgan então idealizou um jogo menos fatigante para os mais velhos, e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
A primeira quadra de Voleibol tinha como medidas 15,24m de comprimento por 7,62m de largura. A rede tinha a altura de 1,98m (do chão ao bordo superior). A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara.
A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris.
O primeiro campeonato mundial masculino foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
Em 1952 foi realizado o primeiro campeonato mundial feminino.
O primeiro campeonato sul-americano foi realizado no Rio de Janeiro, em 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
Em setembro de 1962, o volley ball foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964.
Regras
Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores.
As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo