botanica
Função: Responsável pelo transporte de água e solutos a longa distância, armazenamento de nutrientes e suporte mecânico.
Formação: O xilema primário é produzido pelo procâmbio, ao mesmo tempo em que o caule ou ramo se alonga. Nas plantas perenes, para além do xilema primário, o câmbio vascular produz para o lado interior do caule o xilema secundário, formado alternadamente por células de paredes finas, quando as condições ambientais de temperatura e umidade são favoráveis, e células mais espessas. O Secundário só é produzido pelas plantas lenhosas; as monocotiledôneas não apresentam crescimento secundário.
Células condutoras: Traqueídes - Estruturalmente não apresentam perfuração (gimnosperma). Elementos de vaso - são perfurados e isso confere mais eficácia na hora de transportar a água ao longo da planta. Esses furos permitem um trânsito livre da água de um elemento de vaso a outro. (angiospermas).
Células parenquimáticas: Protoxilema – ocorre nas partes do corpo primário da planta que não completaram seu alongamento e diferenciação. Metaxilema – inicia seu desenvolvimento em partes da planta que ainda estão se alongando. A diferenciação só ocorre depois de ter concluído o alongamento das células.
Fibras: As fibras são células mortas na maturidade, longas, com paredes secundárias espessas e lignificadas. Células de sustentação responsável pela rigidez ou flexibilidade da madeira. O espessamento das paredes das fibras é variado, mas geralmente, elas são mais espessas que as paredes dos elementos traqueais do mesmo lenho. As pontoações formadas nas paredes das fibras podem ser simples (libriformes) ou areoladas (fibrotranqueídes).
Diferença entre o xilema e o floema:
-O xilema, também conhecido como lenho, possui a função de