Voleibol
Criado pelo americano William George Morgan, em 9 de fevereiro de 1895.
Manchete: golpe realizado com os braços estendidos, mãos unidas e pernas flexionadas para que a bola não toque o chão. GOLPE DE DEFESA.
Toque: com os dois dedos das mãos bem afastados, a bola é impulsionada na direção desejada quando se encontra na altura acima de cabeça. GOLPE MAIS COMUM NO ESPORTE.
Saque: é ação que inicia ou reinicia o jogo a cada ponto ou vantagem O jogador se coloca em uma posição indeterminada no fundo da quadra e envia a bola para o campo adversário, direcionada para quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.
São necessários 12 jogadores, seis para cada equipe.
Equipes dividas por uma rede que fica no meio da quadra.
O jogo se inicia com o saque de uma das equipes, a bola deve ultrapassar para a quadra do time adversário sem cair e sem tocar na rede.
O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitido dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogares. O mesmo jogador NÃO pode dar dois toques ou mais seguidos na bola.
O vôlei não é jogado por tempo e sim por PONTOS.
Cada partida é dividida em sets que termina quando uma das equipes consegue fazer 25 pontos.
Deve haver a diferença de dois pontos para o time que está ganhando, se não o jogo continua até que haja essa diferença.
O vencedor é aquele que conquistar primeiramente três sets.
Futebol Society
A historia desse esporte vem desde 1950, quando no Rio de Janeiro, praticava –se o futebol de amigos nos quintais dos casarões na Tijuca.
É um esporte coletivo.
É jogado com dois times de 7 jogadores em cada um e dois árbitros que se ocupam da correta aplicação das normas.
É jogado numa quadra retangular com grama sintética, com uma baliza em cada lado da quadra.
A duração da partida é de 50 minutos para as categorias juvenil, principal, veterano e máster.
Para as categorias infantil e feminino a