Voleibol
O que é o voleibol?
É um desporto coletivo cujo objetivo é fazer com que a bola caia no chão do campo adversário ou que o jogador da outra equipa receba mal a bola, depois de enviada por cima da rede entre as varetas.
O jogo é orientado por uma equipa de arbitragem que deve ser constituída por um 1º árbitro, um 2º árbitro, quatro juízes de linha (podem ser dois) e um marcador.
O campo
LEGENDA
1 – Linha central
2 – Rede
3 – Linha dos 3 metros ou de ataque
4 – Linha lateral
5 – Linha final
6 – Zona de serviço
7 – Zona de ataque
8 – Zona de defesa
9 – Zona de treinadores
10 – Zona de aquecimento
O campo:
é retangular com a dimensão de 18 X 9 metros,
com uma rede no meio que varia de altura consoante a categoria dos jogadores (idade e sexo varia entre 2,16m e
2,43m).
As varetas são consideradas como fazendo parte da rede e delimitam lateralmente o espaço de passagem da bola e ficam com uma altura superior à rede de 80cm.
A equipa
É constituída por 6 jogadores efetivos e 6 suplentes. No entanto, na iniciação pode-se fazer torneios de duplas, triplas ou de 4 elementos. Nestes casos, todas as regras costumam ser adaptadas.
Duração
O jogo de voleibol não tem duração definida. Ganha o jogo a equipa que ganhar três sets (parte do jogo composta pelos pontos da equipa que chegar primeiro aos 25 ficando com uma diferença de 2 pontos).
Se as equipas ficarem empatadas 2 – 2 em sets, o 5º set será ganho pela equipa que chegar primeiro aos 15 pontos, com uma diferença de 2 pontos.
Rotação
Se uma equipa serve e ganha a jogada, o mesmo jogador volta a servir.
Se a equipa que ganha a jogada não serviu, os seus jogadores têm de rodar no sentido dos ponteiros do relógio e o jogador que se encontrava na posição 2 vai executar o serviço na posição 1.
O Jogo
O jogo começa com o serviço da equipa que escolheu bola no sorteio realizado pelo árbitro com os dois capitães de equipa.