voleibol
No VI capítulo, apresentamos os fundamentos de uma forma mais simples para a compreensão dos atletas. ressaltamos que na aprendizagem dos fundamentos apresentaremos, processos metodológicos, processo de adaptação da manchete á defesa e os instrumentos das recpções .
1. Apresentação
É a que nos leva a execução dos demais fundamentos, executada de tal forma que permita a pronta entrada em ação do atleta. já que o voleibal requer intervenções imediatas. Deve ser cômoda e favorecer deslocamentos rápidos em qualquer direção:
Pernas em : Afastamento lateral (na largura aproximada dos ombros). Semiflexiodadas sendo uma ligeiramente a frente da outra,
Centro de gravidade que favoreça as partidas rápidas em direção a bola.
(obs: não deve estar muito próximo a altura do joelho, nem abaixo dele)
Braços: semiflexionados
Cotovelos : com um afastamento lateral um pouxo superior a largura dos ombros e um pouco a frente da linha anterior do tronco.
Este posicionamento intermediário dos braços , permitirá a execução tanto da manchete como do toque de bola por cima.
Como os deslocamentos para trás são mais difíceis de serem realizados , os técnicos ja posicionam seus atletas de forma que tenham uma área maior para proteger á frente , do que atrás.
Para favorecer os deslocamentos para frente ou os em diagonal deve-se projetar os joelhos um pouco para frente tirando os calcanhares do contato com o solo. Momentos antes da definição do lance ( o aluno deve estar relaxado).
Quando o lance estiver prester a ocorrer , o aluno deve apresentar uma tonicidade muscular que permita respostas com velocidade de