Voleibol feminino
Introdução
Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C.
O voleibol nos Jogos Olímpicos existe desde 1964, quando o esporte foi incorporado oficialmente ao programa olímpico.
Abordaremos neste trabalho, sobre o voleibol, como foi esse esporte nos Jogos Olímpicos, a atuação Brasileira e o que precisamos melhorar.
Sobre
O voleibol é uma modalidade coletiva jogada entre equipes de seis atletas. O objetivo é fazer com que a bola encoste na superfície da quadra adversária usando apenas toques com as mãos. Uma rede de 2,43 m (masculino) ou 2,24 m (feminino) divide a quadra. A pontuação é computada em melhor de cinco sets (a equipe que chega a três primeiro vence), onde 25 pontos devem ser alcançados em cada.
Nos jogos olímpicos
O torneio feminino de voleibol nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 foi realizado no Earls Court Exhibition Centre entre 27 de julho a 12 de agosto de 2012. As doze equipes concorrentes foram divididas igualmente em dois grupos de seis. Cada equipe jogou com todas as outras do grupo. As quatro melhores seleções de cada grupo passaram as quartas de finais. Na final o Brasil sagrou-se bicampeão olímpico consecutivo, reeditando a final olímpica de quatro anos antes em Pequim, contra os Estados Unidos.
Atuação brasileira
Brasil é bicampeão olímpico no vôlei feminino. Em mais uma prova de que sabem superar as adversidades, as meninas da seleção brasileira não se perturbaram com a derrota no primeiro set e, com uma atuação impecável nos sets seguintes, venceram os Estados Unidos por 3 a 1