Empresa
LUNÁTICA
1 - INTRODUÇÃO: EMPRESA
Criada em 2002 pela palhaça e atriz Jô Alves (Jojoba), e que tem direção artística de Antônio Caeiro a LUNÁTICA está associado às criações cênicas voltadas para crianças e jovens. Foram montagens que cambiaram linguagens e artistas de diversas áreas e obtiveram excelentes resultados no âmbito de sua difusão, chegando a milhares de pessoas de diversas cidades e estados. Em 2006 com a aquisição de um casarão em Passagem de Mariana, teve início um processo de transição, onde a Lunática propõe - se a atuar como um espaço multidisciplinar, (ESPAÇO LUNÁTICA), aberto a todas as formas de expressão artística com a proposta de abrigar e promover projetos de vivências, criação, formação e difusão artística em todas as áreas de criação.
Nesta proposta, a LUNÁTICA trabalha com a missão de colocar projetos, talentos e pessoas em constante movimento, comunicação e de ser um espaço permanente de exercício da criatividade. Na trilha da arte para a infância, a Companhia desenvolveu, em 2007, o projeto musical “Osquindô”, projeto que originou desdobramentos significantes, entre eles, a criação da Banda Osquindô e do Clube Osquindô – Associação Cultural da Passagem.
Hoje a Lunática integra três espaços que atuam em complementaridade: Laboratório de Áudio, Laboratório Brincante e Laboratório de Produção. Juntos promovem o atendimento aos projetos e ações próprias e em parceria com escolas e outras entidades culturais da região, potencializando e qualificando a oferta de atividades formativas e de vivências artísticas e de apoio a grupos da região. Os espaços estão se consolidando como uma referência cultural para o distrito e para a região, onde a garotada e também os adultos, podem participar gratuitamente de diversas atividades realizadas regularmente.
Negócio
“A produção, a circulação e o consumo de bens e serviços culturais começaram a ser percebidos como um segmento de peso na economia das nações já no