Voip
Voip é a abreviação de voz sobre o protocolo da Internet (protocolo Ip). O conceito é bem simples. A voz, através de equipamentos e softwares específicos, é transformada em pacotes de dados e, em vez de seguir por ramais telefônicos, se vale das infra-estruturas existentes de banda larga, antes usadas apenas para finalidades como e-mail ou acesso à internet. Transmitidas por esses canais, essas ligações são reconvertidas em voz quando chegam ao seu destino, ou seja, as empresas podem usar a web como um substituto das ligações de longa distância – interurbanas e até mesmo internacionais – aumentando o aproveitamento da infra-estrutura de acesso rápido que já têm.
É claro que esse tipo de tecnologia não substitui a telefonia convencional, pois as ligações locais ainda dependem de telefones e centrais PABX comuns. Mas, se o caso é interligar diversas filiais de uma empresa com escritórios espalhados pelo Brasil ou em outros países, a coisa muda de figura. Não é por acaso que sua adoção está em franco crescimento no Brasil.
Cortar despesas com telefonia é uma opção atraente para qualquer empresa, mas a tecnologia de voip ainda abre outras possibilidades. Uma delas é o gerenciamento: transformados em dados, é muito mais fácil dispor de relatórios informando a duração e o tipo de ligações, permitindo um controle mais eficiente por parte dos administradores. Há também a integração de voz e dados em um único canal, que pode fazer com que cada telefonema carregue uma série de informações. Em uma central de atendimento ou call-center com telefonia convencional, os atendentes precisam dispor de um computador e um telefone integrado à central, devendo haver um casamento muito eficiente entre os dois sistemas. Com a Voip, essa integração é natural e as empresas podem ganhar mais agilidade.
Outra vantagem das soluções de Voip é que o ramal pode seguir o usuário. Como cada