Você
VIVIANE FERNANDES RALISSE
DANIELLE SILVA COSTA
O Uso de Planilhas Eletrônicas e Calculadora Financeira em Cálculos de Matemática Financeira
São Paulo - SP
2013
1. INTRODUÇÃO
A definição de Gitman para a Matemática Financeira (2001) diz ser ela a ciência que estuda a evolução do dinheiro no tempo. A evolução que Gitman se refere nada mais é que o juro, sendo este conceito amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Essa palavra surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma relação entre o dinheiro e o tempo. As tábuas matemáticas mais antigas já mostravam um alto grau de habilidade computacional e já deixavam claro que o sistema sexagesimal posicional já estava estabelecido já fazia tempo. Já existiam distribuições de produtos agrícolas e de cálculos aritméticos baseados nessas transações. As citadas tábuas mostram que os sumérios antigos estavam familiarizados com os tipos de contratos legais e usuais, como faturas, recibos, notas promissórias, crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de venda e endossos. Muitos desses conceitos são praticados no mercado financeiro atualmente com a ajuda de máquinas e sistemas.
A matemática financeira esteve presente nos vários períodos da História, apenas realizada com diferentes recursos. Muitos termos utilizados no mercado financeiro derivaram da maneira como o dinheiro no passado era negociado. O próprio nome, Banco, está atrelado ao lugar onde aconteciam os negócios. Verifica-se também que a figura da Igreja contribui para o aparecimento dos Bancos. Os procedimentos usados no passado paracálculo dos juros e obtenção do lucro praticamente não mudaram. Somente as garantias aumentaram para diminuir os riscos tantos para os clientes como para os Bancos.
Os juros e os impostos são os principais responsáveis hoje pelo endividamento das pessoas e estão presentes em quase todas as