Você sabe o que é AIDA?
Conheça mais sobre essa técnica de venda!
Quais as motivações estão relacionadas à opção que um consumidor faz por uma determinada marca? A que devemos nos atentar na efetuação de uma venda? Partindo do conhecimento do processo de decisão atravessado pelo comprador, o método AIDA, criado em 1898 por St. Elmo Lewis, possibilitou por via de uma técnica que pretende responder a essa pergunta. Depois de uma travessia de mais de cem anos, a metodologia, criada num cenário comercial muito distinto do nosso, ainda tem um lugar importante na compreensão e atuação de marketing. Para conhecê-la, entenda os quatro estágios que antecedem uma venda bem-sucedida: atenção, interesse, desejo e ação:
AIDA – Atenção
Para iniciar um processo de venda, é necessário receber atenção do seu consumidor. Dois empecilhos devem ser sanados para que isso se dê satisfatoriamente: primeiro, ser conhecido (num mundo de hoje em que a competição por atenção é tremenda), e, segundo, o fato de que, em geral, o interesse das pessoas não se encontra voltado para compras em tempo integral, o que faz com que necessitemos pensar modos de quebrar essa indiferença natural. Veja algumas dicas para chamar a atenção de seu cliente (deixar a vitrine mais atraente, realizar ações de marketing digital, dicas matadoras para divulgar sua loja).
AIDA – Interesse
Agora que a atenção do cliente foi capturada, é necessário que se crie rapidamente um interesse em sua oferta. Para isso, um dos passos importantes é fazê-lo reconhecer que atravessa algum problema, tem uma necessidade a ser sanada ou que o produto pode satisfazer alguma espécie de desejo que ele tenha – o que não significa inventar dados, mas constatá-los e trazê-los como argumentos. São vitais nesse ponto apresentações do produto e exemplificações de outros grupos etários, profissionais ou sociais que se beneficiam ou se beneficiariam dele, endossando assim a necessidade do produto ou serviço. Veja dicas de como