Voce
O experimento teve com objetivo determinar a razão entre as capacidades caloríficas para gases.
3.0 – Procedimentos experimentais.
3.1 – Materiais utilizados.
• Garrafa de 20L;
• Bomba de vácuo;
• Régua.
• Coluna manométrica preenchida com água;
• Barômetro
3.2 – Procedimento.
. O experimento utilizou-se do aparelho de Clement e Desormes (figura 1) para conseguir medir a razão entre as capacidades calorífica dos gases.
Figura 1 – Expansão adiabática de gases (aparelho de Clement e Desormes). Após certificar que a tampa do galão está firmemente colocada, abriu-se as pinças a e b, em seguida fechou-se a pinça c e ligou-se a bomba. Deixou-se o gás a ser estudado passar através do galão por 15 minutos e diminuiu-se um pouco o fluxo de gás fechando parcialmente a pinça do tubo a. Cuidadosamente, abriu-se a pinça do tubo c e lentamente (para evitar a expulsão do líquido do manômetro) fechou-se a saída do tubo b, ao atingir uma leitura aproximada de 60 cm fechou-se o tubo a e realizou-se a leitura com o auxilio de uma régua da diferença da leitura inicial e final que correspondeu à pressão P1, em seguida desligou-se a bomba. Em seguida removeu-se totalmente a tampa do galão e recolocou-a rapidamente, assegurando um fechamento completo do recipiente. A pressão caiu rapidamente para a pressão P2, após ter aguardado a reestabilização do equilíbrio térmico com o meio, com o auxilio de uma régua mediu-se a leitura da pressão P3. Repitiu-se o procedimento acima duas vezes, com o mesmo gás.
5.0 – Conclusão. Como o aparelho necessita de bastante atenção ao ser manipulado, grande parte dos erros pode ter vindo pela má manipulação do mesmo, por exemplo, pode ter-se levado muito tempo para destampar e tampar a garrafa na primeira etapa do experimento, ou não ter fechado direito as mangueiras do equipamento para a medição da primeira pressão ou ainda pode-se ter havido um erro na precisão ao realizar-se a