voce que
Colégio: estadual prof. Hamilton Alves rocha.
Disciplina: geografia.
Professor:
Alunos: Gustavo Rodrigues & Rafael santos.
Turma: 1ano/a.
Turno: manhã.
Tema: America anglo-saxônica.
Introdução: a América anglo-saxônica é um termo usado para designar os países da America que tem o inglês como idioma principal estes países possuem também laços históricos e culturais com a Inglaterra, pois sofreram colonização inglesa no passado.
América Anglo Saxônica Convencionou-se chamar de América Anglo-saxônica ao conjunto dos países: Canadá e EUA, em oposição ao termo América Latina que denomina os países da América do Sul e Central, e em algumas definições, também o México e o Caribe.
Essa denominação deve-se ao fato de que estes países tiveram sua colonização realizada majoritariamente por países de origem anglo-saxônica: “anglo-saxões” é a denominação dada aos habitantes da Inglaterra após a vitória dos saxões, povo germânico, sobre os bretões.
Entretanto, essa divisão é um pouco controversa, visto que não engloba alguns países e outros territórios caribenhos que tem com íngua oficial o inglês ou outras línguas de origem germânica, e estão ou estiveram sob domínio dos ingleses a maior parte das ilhas caribenhas foi colonizada por espanhóis, porém passaram ao domínio dos ingleses, posteriormente.
Outro ponto de controvérsia está no fato de que o Canadá durante o período de sua colonização esteve ora sob domínio francês, um povo latino, ora sob domínio inglês, povo germânico, e tem como línguas oficiais o francês e o inglês. E na região de Quebec antiga Província do Canadá, junto com Ontário, o francês é a língua oficial, visto que as leis canadenses permitem que cada província eleja seu idioma oficia.
Relevo da América Anglo Saxônica
Três partes fundamentais formam suas estruturas geológicas e seus relevos.
Escudos Cristalinos: