Voce não conhce jack
633 palavras
3 páginas
O filme trata de um assunto polemico a eutanásia, e se utiliza da historia do Dr. Jack Kevorkian para abordar o tema. Dr. Kevorkian defendia a idéia da morte assistida a pacientes em estado terminal, como um procedimento medico afim de aliviar o paciente da agonia, e ele acaba por colocar esse ideia em pratica, trazendo essa discussão para um âmbito concreto. Esse tema gera grande discussão na sociedade por ter forte impacto sobre valores morais e religiosos, valores éticos e sobre a forma q o Direito deve agir sobre tal questão.Até onde a medicina deve agir?? A função do medico é bem clara, como observamos no juramento de Hipócrates, salvar o paciente, mas e quando essa salvação é inatingível? Qual seria então a função do medico? No caso do filme podemos observar que já no primeiro caso o Dr. Kevorkian teve sua licença medica suspensa, sendo sua atitude reprovada pelo ponto de vista da ética medica. A decisão de vida ou morte seria uma decisão, a ser tomada pelo paciente? Este, teria condições para de forma consciente tomar essa decisão? A própria medicina teria métodos de afirmar em um diagnostico definitivo que se trata de uma caso terminal? E se por um algum motivo, o prognóstico médico for dado de forma equivocada ? Isso resultaria a prática de mortes precoces e sem sentido.
Em termos de valores morais ao ajudar o paciente a por fim em seu sofrimento, dando-lhe uma morte digna, rápida e sem dor, estaríamos tendo uma visão de compaixão, estaríamos agindo de forma humanitária? Ou simplesmente estaríamos praticando um ato prejudicial a essa pessoa. Para nos auxiliar nessas repostas devemos pensar sobre diferença entre viver e sobreviver, levando em consideração o fator da qualidade de vida.
Quando nos voltamos para as crenças, observamos que as grandes religiões são repletas de dogmas, como a Católica por exemplo, esta afirma que a vida provém de Deus e só a ele lhe compete tirá-la, pensado dessa forma, esse assunto nem seria discutido. Assim geraria certa