Voa Comigo!
Este livro é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado em 1968 e foi adotado nas escolas e logo depois adaptado para o cinema, o teatro e a televisão.
Esse é um livro para quem NÃO gosta de ler, porque é um excelente “pega leitores”, um livro recomendado para gente de todas as idades e que tem uma certa aversão à leitura, porque tenho certeza que ficará apaixonado. Eu tenho um especial carinho por essa obra, já que foi uma das que me acompanharam durante a minha infância/adolescência. Li incontáveis vezes e em todas elas, não teve como segurar a emoção. Esse é um texto que te faz chorar que nem um bebezinho, muito emocionante, a história de Zezé nos pega mesmo pelo coração. Por favor, se você ainda não leu, não deixe de ler esse livro.
Resumidamente, o livro fala de um rapazinho chamado Zezé que pertencia a uma família grande e bem pobrezinha. Eles eram em muitos irmãos, sua mãe trabalhava e o seu pai estava desempregado e com isso acabavam passando muitas dificuldades e como de costume os irmãos mais velhos cuidavam dos mais novos.
Zezé era muito curioso, adorava aprender coisas novas, palavras novas e difíceis e o seu tio Edmundo sempre o ensinava. Contudo, gostava de aprontar na rua com os outros, pregava peças e acabava sempre levando bronca ou de seus pais ou de seus irmãos que sempre diziam que ele era uma pessoa má.
José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1920 – São Paulo, 24 de julho de 1984) era de origem nordestina (nasceu no Rio,mas foi criado em Natal), de uma família muito pobre, talvez na por isso