Vivência no estágio supervisionado i: utilização de materiais manipuláveis na formação conceitual em geometria
mirianramos@mat.pontal.ufu.br Mirian Ramos da Silva – UFU/FACIP1 Odaléa Aparecida Viana – UFU/FACIP2 RESUMO Este artigo relata uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado I, em que a professora da escola concedente realizou um trabalho em geometria com vistas ao desenvolvimento dos níveis de formação conceitual por meio de atividades com materiais manipuláveis. A atividade foi aplicada em um grupo de 26 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal com o tema quadriláteros. Se o Estágio Supervisionado I pretende orientar a observação, interpretação, análise e registro das variáveis utilizadas na construção do conhecimento, conclui-se que esses objetivos foram alcançados, apesar do processo de articulação teoria-prática ser contínuo e permear toda a formação inicial e continuada do professor.
Palavras-chave: Estágio; Geometria; Materiais manipuláveis.
CONTEXTO DO RELATO Compreendemos que um dos motivos que apontam para o fracasso escolar relacionado ao ensino da Matemática advém da forma pela qual alguns professores trabalham os diversos conteúdos curriculares. Muitos professores enfocam o ensino desta disciplina em aulas teóricas, em uma tendência de valorizar a mecanização de procedimentos e a memorização de informações, o que acaba desmotivando o aluno no empenho para a sua aprendizagem. No entanto, outras tendências para o ensino de Matemática consideram que o aluno possa aprender explorando e relacionado propriedades por meio da manipulação de materiais pedagógicos adequados para a construção do conhecimento.
1 2
Graduanda do curso de Matemática e bolsista PIBID – email: mirianramos@mat.pontal.ufu.br Professora doutora do curso de Matemática e orientadora do Estágio Supervisionado. – email: odalea@pontal.ufu.br
1
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, o Estágio Supervisionado I