Vital brasil
Fisiologia da Motricidade
Curso de Ciências Biológicas 2010 Disciplina de Fisiologia Comparada Ciclo de Neurofisiologia
Departamento de Fisiologia, IB Unesp-Botucatu Profa. Silvia M. Nishida
121
FISIOLOGIA MUSCULAR E SISTEMAS MOTORES
MOVIMENTO
Tendemos a pensar que movimento é um conceito mais associado ao deslocamento do organismo de um lugar para o outro. Entretanto, os animais de vida séssil também realizam movimentos isolados de partes do corpo, propelindo alimento ou fluidos através das suas partes internas (como as esponjas e as ascídias).
Podemos reconhecer os seguintes padrões de movimentos:
a) Movimento amebóide. Corresponde a mudanças de forma da célula envolvendo o fluxo de citoplasma e a formação de pseudópodes. Quando uma ameba se move, seu citoplasma flui entre os prolongamentos celulares recém formados que se expandem e se avolumam gradualmente. Novos pseudópodes são formados na direção do movimento. Durante o process o, o citosqueleto ectoplasmático (formado de actina, miosina e outras proteínas) é fragmentado aumentando, localmente, a pressão osmótica. Como conseqüência o endoplasma é arrastado a favor do gradiente osmótico formando o pseudópode.
b) Movimento ciliar/flagelar: é o modo mais típico de locomoção dos protozoários ciliados ou flagelados, no entanto, os animais metazoários também possuem células ciliadas nos epitélios que movimentam mucos ou outros fluidos e células flageladas (espermatozóides).
Curso de Ciências Biológicas 2010 Disciplina de Fisiologia Comparada Ciclo de Neurofisiologia
Departamento de Fisiologia, IB Unesp-Botucatu Profa. Silvia M. Nishida
122
Os cílios e flagelos possuem organização estrutural semelhante, mas a diferença está no padrão de batimento. O flagelo de espermatozóide p.e, bate com uma ondulação simétrica ao longo de toda cauda.
Já um cílio bate de modo assimétrico com uma batida rápida, como uma chicotada, em uma única direção
(linhas cheias),