Visão dos empresários e o processo evolutivo das empresas
As empresas são organizações que desempenham actividades comerciais, produtivas, agrícolas ou de prestação de serviços tendo como principal finalidade a obtenção do lucro. A lei permite que as empresas actuem com os seus próprios meios e com a sua própria responsabilidade, estando o seu património claramente destacado dos seus proprietários. Existem várias formas legais de constituir empresas que se adaptam à actividade, objectivos e dimensão de cada uma. As empresas são pessoas e seguem um ciclo de vida que começa no nascimento (momento da sua constituição) e acaba na sua dissolução. Para além do papel financeiro, as empresas também têm um papel cívico. Ajudam a resolver problemas que afectam a generalidade das pessoas. Por exemplo, as empresas patrocinam iniciativas de cariz cultural, científico e social. Em última análise, as empresas têm um papel muito importante na boa gestão dos recursos. Enquanto organizações profissionais, garantem uma maior eficiência na gestão de recursos naturais, humanos e financeiros.
Admitem que eles além de operarem em um contexto econômico, também operam em um contexto social. E admitem: “Eles tornam o sistema econômico mais competitivo, mas também desencadeiam mudanças na estrutura da sociedade – eles enriquecem a vida, desafiando o status , e mudando percepções”.
Elkington e Hartigan. Lowe e Marriot,
O papel das empresas na sociedade é amplo. Elas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores. Nesse processo, as empresas geram lucro, criam riqueza. Essa riqueza é distribuída não só pelos proprietários, como também pelos colaboradores, fornecedores, Estado e a sociedade em geral.
A atividade empreendedora e os enfoques do processo Responsabilidade Social (RS) como uma estratégia empreendedora e sua contribuição como um diferencial competitivo para empresas de pequeno porte,enfatizando também a importância e os benefícios que estas