Visualiza O Dos Vest Gios VA
Nesse ponto queremos comentar com você alguns aspectos e técnicas de como visualizar um vestígio, a fim de facilitar todo o seu trabalho no local de crime, visando garantir a preservação dos vestígios.
Apesar do termo “visualização” em seu sentido puro não ser totalmente aplicado ao tema, devemos esclarecer que para o caso específico é o que melhor se aplica, uma vez que se trata de orientação ao primeiro profissional de segurança pública que está atendendo ao local. Por não ter a missão de completamente “enxergar” o vestígio, deve tornar visível pelos procedimentos aqui orientados, formando, assim, uma imagem visual mental de todo o ambiente. Portanto, a partir do ato de enxergar diretamente algum vestígio maior (cadáver, p.ex.) você deve – por raciocínio indutivo – “visualizar” outros prováveis e, assim, ter mais segurança para corretamente delimitar (isolar) a área.
Um vestígio é um elemento material, todavia é de uma multiplicidade de formas e tamanhos que acaba dificultando a observação por quem não está acostumado a manuseá-lo.
Chamamos a sua atenção desse fato, mostrando dois exemplos simples e que vão estar presentes em muitos locais.
Se tivermos um cadáver no local, será que esse vestígio você enxergaria de imediato? Sim e não! Se a área for aberta e sem grandes obstáculos em sua topografia, sim. Mas se o cadáver estiver dentro de um terreno acidentado ou com vegetação alta, certamente você não o enxergará quando descer da viatura na via pública. Veja nesse exemplo, que a dificuldade em enxergar o cadáver, agregará um maior risco – inclusive – de comprometer outros vestígios na entrada do local, já que não terá o ponto definido no centro da área para onde deva se deslocar.
Mas e uma marca de pegada na área de concentração dos vestígios? Será que você a enxergaria com facilidade!? Mesmo estando muito próximo dela, em muitas circunstâncias você terá enormes dificuldades para vê-la. E, não a vendo, pode –