Contabilidade Imobiliaria
Contabilidade Imobiliária de Apartamentos
Sejam bem-vindos ao nosso estudo! Em nosso aprendizado estaremos conceituando e praticando a contabilidade imobiliária.
Na sequência, uma definição mais acadêmica, segundo Costa (2005, p. 31):
A atividade imobiliária compreende o desmembramento de terrenos, loteamentos, incorporação de imóveis, construção própria ou em condomínio, locação de imóveis próprios ou de terceiros e administração de centros comerciais, shopping centers e condomínios residenciais.
É imprescindível o conhecimento de informação para desenvolver uma contabilidade na atividade imobiliária, esta é cheia de riqueza de detalhes.
Ao olharmos para uma construção, logo pensamos:
Como será a apuração do custo em uma atividade imobiliária?
Como acontece o recebimento de suas receitas? E a apuração dos impostos?
Em diversas notícias é visto que o ramo da construção civil é a atividade que mais cresce em nosso país, o incentivo do governo vem aumentando para este ramo.
Com uma atividade em alta, a geração de empregos acelera também. É cada vez mais difícil encontrar profissionais da construção civil, e é cada vez menor o número de contadores que ser formam e optam a se especializar em contabilidade imobiliária. Conforme comentado acima, a contabilidade na atividade imobiliária tem suas particularidades, vamos abordá-las!
Por definição, na Lei nº 4.591, de 16-12-1964, em seu art. 28, incorporação imobiliária é “[...] a atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas” (BRASIL, 1964). Os arts. 29 e 30 da citada lei definem as condições legais para que pessoa físicas e/ou jurídicas sejam consideradas incorporadoras.
1. Formação do Custo na Atividade Imobiliária
O Controle de custos na atividade imobiliária é imprescindível, exatamente porque com