visita técnica
1 Considerações Iniciais.
Trata-se de uma visita técnica em que o objetivo é analisar as condições geográficas, socioeconômicas em que se situa o terreno objeto de um projeto de habitação de interesse social.
2 Caracterizações da Área
A área se situa na Rua Barra do Jacaré – Vila Zatt e conta com uma área 4.000m² periférica urbanizada com a área do terreno. Nas proximidades ainda em fase de urbanização encontramos algumas casas já habitadas e algumas não finalizadas, alguns comércios na região próxima ao terreno. São casas as vezes sem o reboco externo e apenas com a laje de proteção funcionando como telhado. Ou são casas construídas faltando alguns itens, como rede de esgoto, muro de delimitação e pavimentação urbana.
O terreno apresenta áreas bem acidentadas como a elevação e um declive bem acentuado. O restante são constituídos por áreas inclinadas variando de leve a moderada.
A cobertura vegetal existente é composta praticamente pela forragem, algumas arvores e troncos de arvores que foram arrancadas, o terreno é todo murado e tem um acesso controlado e restrito.
3 Observações
O terreno até a data da visita não contava com toda infra- estrutura. Há falta de transporte também.
No local observa-se que próximo ao terreno abriga uma população de baixa renda e nos últimos anos tem sido noticia pelos crimes que ali são cometidos.
O bairro não é necessariamente um bairro novo, já faz alguns anos que fora implantado mas não houve grande aceitação da população, pode até ter havido muitas vendas de lotes mas estes foram adquiridos com intenções de lucro no futuro.
4 Análise
O local carece em infra -estrutura, é longe do centro e dos locais de serviços, o que pode ser perigoso percorrê-lo a noite. Não há previsão de melhoria no futuro visto que não há planos de que algo venha ser instalado ali para que haja maior transito de pessoas e de veículos, se tornando assim um bairro misto que é muito mais interessante e vantajoso