Visita Tecnica
Visita Técnica
(...) Como o próprio termo diz Visita (vistoria, inspeção, ato ou efeito de visitar, de ver algo) Técnica (maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo) mostra, desta maneira, a presença cientifica e ao mesmo tempo “processual e providencial” do conhecimento de determinado produto para estudos, curiosidade ou até valorização pessoal. Enfim o ato da visita técnica deve se basear no aprofundamento do conhecimento do objeto anteposto para estudo, analise e avaliação. (VELOSO, Marcelo Parreira. Visita Técnica. Uma investigação Acadêmica. Goiânia, Kelps, 2000, p. 17).
Para nosso Projeto Integrador, a visita técnica é o encontro do aluno com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma visão mais ampla. Os alunos tem a chance de exercitar as habilidades de análise, observação e crítica dentro da organização buscando o desenvolvimento da visão sistêmica, interagindo com os diferentes profissionais da área, assim, ampliando e aprofundando seu conhecimento profissional.
Na visita técnica, é possível observar o ambiente real de uma empresa em funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos que existem nela.
A visita é agendada e pode ser intermediada por áreas como Recursos Humanos ou Treinamento e Desenvolvimento. A realização da visita é extremamente importante e para muitos pode ser o primeiro contato com o mercado de trabalho e a área pretendida contribuindo para que o conhecimento teórico aprendido em sala de aula possa ser vivenciado, motivando o aprendizado.
A relação do homem com o trabalho na contemporaneidade: uma visão crítica fundamentada na Gestalt-Terapia
Man and Work in contemporary society – a critical view from Gestalt-
Therapy
Mônica Botelho Alvim*, I
I Professora da Universidade Católica de Brasília e do Instituto de Gestalt-Terapia de