visita tecnica
1. Informações Gerais
1.1. Objetivo
2. Desenvolvimento
3. Avaliação para formação técnica
4. Contribuição para formação profissional
5. Sugestão e observação técnica
6. Referências
7. Anexos
1. INFORMAÇÕES GERAIS
Grupo João Lyra – Laginha Agro Industrial - Usina unidade Vale do Paranaíba - Capinópolis/MG
Orientada pelo profissional: Luca Freitas - Encarregado de Instrumentação e Automação.
Atendendo a solicitação do Professor Henrique de Araújo Sobreira, da disciplina Operações Unitárias, apresento em seguida relatório das atividades desenvolvidas durante visita a usina Vale do Paranaíba. Visita realizada no dia 20 de novembro de 2013, com duração de 4 horas.
1.1. OBJETIVOS
• Conhecer na pratica o que foi estudado ao longo da disciplina Operações unitário (bombas, válvulas, fluidos, tubulações, vazão, viscosidade, pressão e densidade, método mecânicos de separação, decantação e sedimentação e filtração).
• Conhecer as atividades desenvolvidas na moagem da cana ate a formação do etanol e açúcar.
2. DESENVOLVIMENTO
Fomos recepcionados pelo Sr. Luca Freitas, que nos orientou em cada setor da usina. A visita foi por setores: moenda e difusor, caldeira, destilaria e fabricação de açúcar.
Começamos a visita pelo setor de recepção de cana (anexo 1), onde começa todo o processo de moagem com equipamentos de baixa velocidade e alta pressão. Apresentam desgaste acentuado ao longo da safra e extraem o caldo por expressão [2]. (96-97%)
A moagem é um processo estritamente volumétrico e consiste em deslocar o caldo contido na cana. Este deslocamento é conseguido fazendo a cana passar entre dois rolos, submetidos à determinada pressão e rotação, sendo o volume gerado menor que o volume da cana.
Um objetivo secundário da moagem, porém importantíssimo, é a produção de um bagaço final em condições de propiciar uma queima rápida nas caldeiras. (Anexo 2) Vimos que no